quinta-feira, 25 de junho de 2009

TED: Escolas Matam a Criatividade - Ken Robinson


Link do vídeo no TED


Ken Robinson fala com muita propriedade e humor sobre a criatividade, as características da inteligência e o nosso sistema educacional. Robinson diz a educação desperta o interesse de todos, porque é a educação que tem por significado preparar as pessoas para um futuro que não podem agarrar. E é curioso que as crianças que entram na escola hoje vão se aposentar em 2065, e ninguém pode prever o nosso futuro sequer em 5 anos. Ou seja, nós temos que educar para um mundo que irá mudar e que nós não conhecemos.

As Crianças
Segundo Robinson, as crianças têm capacidades realmente extraordinárias para inovação. Todas as crianças têm tremendos talentos e nós os esbanjamos, muito impiedosamente. A criatividade é tão importante quando a alfabetização, e ambas devem ser tratadas com o mesmo status. Uma professora observava as crianças de sua turma desenhando. Havia uma menina que era muito distraída e neste dia trabalhava intensamente. A professora, curiosa, perguntou o que ela desenhava. A menina respondeu: "Estou desenhando Deus". A professora parou e disse: "Mas ninguém sabe como é Deus". Sem piscar e sem levantar os olhos a menina respondeu: "Saberão em um minuto". As crianças vão aproveitar a chance. Se elas não souberem como, vão ter algo. Elas não têm medo de estarem erradas e, embora errado é diferente de criativo, se você não está preparado para estar errado você nunca surgirá com nada original. Quando adultos, a maioria das crianças perdeu esta capacidade. Ficam com medo de estarem erradas. Nossa sociedade estigmatiza o erro como a pior coisa que alguém pode fazer e, com isso, educa retirando a criatividade. Picasso dizia: "Todas as crianças nascem artistas. O problema é se manter artista enquanto cresce". Nós não crescemos em criatividade (grow into creativity), nós crescemos para fora da criatividade (grow out of creativity). Nós somos educados para fora da criatividade.

A Hierarquia do Sistema Educacional
Todo sistema educacional na Terra tem a mesma hierarquia de assuntos. No topo, Matemática e Línguas, depois as ciências Humanas e por último as Artes. E dentro das Artes também há uma hierarquia, com Arte e Música no topo então Drama e Dança por último. Dança também é importante. As crianças dançam o tempo todo se deixarem. Na verdade, o que acontece é que, conforme a criança cresce, começamos a educá-la progressivamente da cintura para cima, e então focamos nas suas cabeças, e levemente para um lado. O propósito do sistema educacional é, basicamente, formar professores universitários. Antes do século XIX, não havia nenhum sistema público de ensino. O sistema público de ensino surgiu após a Revolução Industrial para atender as necessidades do Industrialismo. Assim, a hierarquia do sistema foi enraigado com 2 idéias:

1 - Asuntos mais úteis para o trabalho no topo
As pessoas não poderiam fazer o que gostavam, pois nunca iriam conseguir um emprego fazendo aquilo - para que fazer música, você nunca será músico! Um conselho afável, mas profundamente enganado. O mundo todo está envolto em revolução

2 - Habilidades acadêmicas
As universidades desenvolveram o sistema de ensino à sua imagem. E as habilidades acadêmicas são a visão dominante de inteligência. Todo o sistema público de ensino é prolongado para o processo de entrada na universidade. Pessoas altamente talentosas acham que não o são porque as áreas nas quais são bons não foram valorizadas, foram na realidade estigmatizadas. Crianças com títulos estão indo para casa para continuar jogando videogame, um emprego agora requer mestrado e outro doutorado, levando a uma inflação acadêmica. Nós temos que repensar a forma como vemos a inteligência.

Inteligência
Robinson diz que há 3 coisas que sabemos sobre a inteligência:

1. Ela é Diversa
Nós pensamos sobre o mundo em todas as formas em que o experimentamos - visualmente, em som, cinestesicamente, em termos abstratos, em movimento.

2. Ela é Dinâmica
A inteligência é interativa, o cérebro não é dividido em compartimentos. A criatividade, definida como o processo de ter idéias originais que possuem valor, mais frequentemente surge por meio da interação de formas disciplinarmente diferentes de enxergar as coisas.

3. Ela é Distinta
Robinson escreveu um livro chamado "Epiphany", em que faz uma série de entrevistas para saber como as pessoas descobriram os seus talentos. A idéia do livro surgiu após uma conversa com Gillian Lynne. Gillian Lynne é autora de "Cats" e "O Fantasma da Ópera". Quando estava na escola, ela estava realmente sem esperanças. A escola, na década de 30, escreveu para seus pais e dizendo "achamos que Gillian tem um distúrbio de aprendizado". Ela não conseguia se concentrar, ficava se remexendo. Ela foi se encontrar com um especialista. Ela estava lá com sua mãe e ficou sentada em uma cadeira no final e ficou de braços cruzados (sat on her hands) por 20 minutos enquanto aquele homem falava com sua mãe sobre todos os problemas que Gillian estava tendo na escola. No final, como ela estava perturbando as pessoas, seu dever de casa estava sempre atrasado. No fim, o médico sentou-se perto de Gillian e disse "Gillian, eu ouvi todas essas coisas que sua mãe me contou, e eu preciso conversar com ela em particular. Espere aqui, nós estaremos de volta, não demoraremos muito" e então saíram e a deixaram. Buas quando saíam da sala, ele ligou o rádio que estava na sua mesa. E quando eles saíram da sala, ele disse à sua mãe "Apenas espere e veja-a". E no minuto que eles saíram da sala, ela disse, ela estava sobre os pés, movendo-se com a música. E eles a assistiram por alguns minutos e ele se virou para sua mãe e disse "Sra. Lynne, Gillian não está doente, ela é uma dançarina. Leve-a para uma escola de dança". Gillian disse "Minha mãe me levou. Não posso dizer o quão maravilhoso isso foi. Nós entramos naquela sala e estava cheia de pessoas como eu. Pessoas que não conseguiam ficar paradas. Pessoas que tinham que se movimentar para pensar". Ela fez balé, sapateado, jazz, fez o teste para a Escola Real de Balé, se tornou solista, se formou e formou sua própria companhia. É responsável por algumas das produções musicais de teatro mais bem sucedidas da história, encantou milhões de pessoas e é multimilionária. Outra pessoa poderia tê-la medicado e dito para ela se acalmar.

O que Fazer
Nossa única esperança para o futuro é se adaptar a um novo conceito de ecologia humana, uma na qual comecemos a nossa concepção da riqueza da capacidade humana. Nosso sistema educacional minou nossas mentes de forma que nós minamos a Terra: para uma commodity em particular. E para o futuro, isto não nos servirá. Nós temos que pensar nos princípios fundamentais sobre os quais estamos educando nossas crianças. Jonas Salk disse: "Se todos os insetes desaparecessem da Terra, em 50 anos toda vida na Terra acabaria. Se todos os seres humanos desaparecessem da Terra, em 50 anos todas as formas de vida prosperariam".

O TED celebra o dom da imaginação humana. Nós temos que ser cuidados agora para usarmos sabiamente esse dom, e impedir alguns dos cenários sobre os quais discutimos. A única forma de fazermos isso é enxergando nossas capacidades criativas com a riqueza que elas são, e vendo nossas crianças com a esperança que elas são. E nossa tarefa é educar todo o ser delas, para que elas possam enfrenter este futuro. Nós podemos não ver esse futuro, mas elas verão. E nossa função é ajudá-las a fazer algo dele.

Resumindo
- Nós temos que educar para um mundo que irá mudar e que nós não conhecemos.
- A criatividade é tão importante quando a alfabetização, e ambas devem ser tratadas com o mesmo status
- Se você não está preparado para estar errado você nunca surgirá com nada original
-
Nossa sociedade estigmatiza o erro como a pior coisa que alguém pode fazer e, com isso, educa retirando a criatividade
-
O sistema público de ensino surgiu após a Revolução Industrial para atender as necessidades do Industrialismo
- Os asuntos mais úteis para o trabalho ficaram no topo
- Valoriza-se somente as habilidades acadêmicas e pessoas altamente talentosas acham que não o são porque as áreas nas quais são bons não foram valorizadas, foram na realidade estigmatizadas.
- A inteligência é diversa, dinâmica e distinta
- Diversa - nós pensamos sobre o mundo em todas as formas em que o experimentamos - visualmente, em som, cinestesicamente, em termos abstratos, em movimento
- Dinâmica - a inteligência é interativa, o cérebro não é dividido em compartimentos
- Distinta - pessoas que têm que se movimentar para pensar
- Temos que
enxergar nossas capacidades criativas com a riqueza que elas são, vendo nossas crianças com a esperança que elas são. E nossa tarefa é educar todo o ser delas, para que elas possam enfrenter este futuro.

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