sábado, 9 de maio de 2009

As Perguntas Certas

Quando alguém lhe informa de algum problema e lhe pergunta por uma solução, o que você deveria fazer? Se o seu instinto é sugerir uma solução, pense de novo, diz Judith Ross no post "Real Leaders Ask" no blog da Harvard Business (http://blogs.harvardbusiness.org/hmu/2009/05/real-leaders-ask.php).

Embora dar respostas e sugestões aos companheiros de trabalho seja frequentemente a forma mais eficiente de ter as coisas feitas, o ganho a curto prazo é muito menor comparado aos custos de longo prazo. Fazendo isso, você impede o desenvolvimento dos colegas, se impede de ter acesso a idéias potencialmente novas e poderosas e coloca uma sobrecarga sobre seus ombros. Quando alguém lhe apresentar um problema, aja de uma forma que agrega muito mais valor mútuo: faça as perguntas certas, ajude a pessoa a encontrar a melhor solução por si mesma.

Perguntas que começam com "Por que", "Como" ou "O que você pensa sobre..." fazem com que os subordinados descubram suas próprias soluções, aumentando sua competência, confiança e responsabilidade pelos resultados. Isto é empowerment, imbuir (impregnar, entregar) alguém com poder, para manifestar no indivíduo o sentido de sua própria força e eficácia. Quando o chefe pergunta pelas idéias do subordinado, envia a eles a mensagem de que eles são bons e, mais do que isso, o indivíduo ganha confiança e se torna mais compoetente. Encoraja o desenvolvimento de uma pessoa como pensador e resolvedor de problemas, dando as ferramentas para tratar questões futuras semelhantes de forma independente. As perguntas erradas, no entanto, quebram a confiança de uma pessoa e sabota seu desempenho, diz Michael J. Marquardt.

As perguntas mais eficazes criam valor em alguma dessas maneiras:
  1. Criam clareza: "Você pode me explicar mais sobre essa situação?"
  2. Constroem relações de trabalho melhores: ao invés de "Você cumpriu suas metas de venda?", pergunte "Como suas vendas têm ido?"
  3. Ajudam as pessoas a pensarem de forma analítica e crítica: "Quais são as consequências de você seguir por esse caminho?"
  4. Inspiram pessoas a refletirem e enxergarem de forma nova, não prevista: "Por que fez esse trabalho?"
  5. Encorajam o pensamento breakthrough (inovador, revolucionário): "Isso pode ser feito de outra maneira?"
  6. Desafiam pressupostos: "O que você acha que vai perder se começar a compartilhar a responsabilidade pelo processo de implementação?"
  7. Criam propriedade de soluções: "Baseado na sua experiência, o que você sugere que façamos aqui?"
Para estimular uma cultura em que as perguntas são amplamente usadas para criar valor, começa deixando as pessoas saberem que você valoriza suas perguntas. Diga a elas que tragam suas melhores questões na avaliação de desempenho. Conduzir reuniões de equipe com perguntas também elimina ambiguidade e cria alinhamento em torno dos assuntos. Quando um assunto é abordado, muitas vezes assume-se que as pessoas entendem o mesmo da mesma forma, o que não é verdade. Sem consendo no problema, não se pode definir estratégias para tratá-lo. Fazendo perguntas como "O que você acha que esse assunto é?" permite que os integrantes da equipe compreendam as perspectivas um do outro e concordem no que eles estão tratando.

O que não perguntar
Há também, as perguntas que não devem ser feitas por terem efeito negativo nos subordinados. Perguntas focadas em por que uma pessoa não fez algo força-a a uma postura defensiva ou reativa e tiram-lhe o poder. Eliminam oportunidades e não permitem que as pessoas esclareçam contrapontos ou atinjam objetivos. Estas questões incluem:

  • Por que você está atrasado no cronograma?
  • Qual o problema com esse projeto?
  • Quem não está dando conta?
  • Você não sabe nada melhor que isso?
Perguntas de comando buscam uma resposta específica, é negativa ou exerce pressão social para forçar um acordo. Além disso, inibem respostas sinceras e uma discussão honesta:
  • Você quis fazer sozinho, não quis?
  • Você não concorda que John é o problema aqui?
  • Todos os outros da equipe acham que John é problema. E você?
Conforme você se empenha em liderar por perguntar em vez de dizer, lembre-se que os líderes são somente tão bem sucedidos quanto as pessoas que se reportam a ele. Fazendo as perguntas certas, você pode ajuá-los a desenvolver suas habilidades em solucionar problemas, sua criatividade e sua desenvoltura. Isto vai fortacelê-los e fazer com que eles ajudem melhor você e toda sua unidade frente a novos desafios.

Link: http://blogs.harvardbusiness.org/hmu/2009/05/real-leaders-ask.php

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