domingo, 7 de março de 2010

Derek Sivers - Lições de Liderança de um Cara Dançando


Encontrei esse vídeo no post da HBR "Are You Brave Enough to Fight for Social Change?". Este vídeo apresenta uma análise brilhante sobre liderança e como um movimento social é gerado. Você pode encontrar a transcrição em inglês no site do Derek Sivers e neste post. Leitura obrigatória para líderes, voluntários e todos aqueles que querem mudar o mundo. Note que, segundo Derek, o cara sozinho ficou dançando por 20 minutos e nada aconteceu, até que os dois seguidores se juntaram. Posto o vídeo com legendas traduzidas (eu que traduzi!) e a transcrição aqui. Para acessar o vídeo no site DotSub, site de legendas colaborativas, clique aqui.

Se você aprendeu bastante sobre liderança e realizar um movimento, então vamos assistir a um movimento acontecer, do início ao fim, em menos de 3 minutos e "dissecar" algumas lições.

Primero, é claro que Um líder precisa ter coragem para se destacar sozinho e parecer ridículo. Mas o que ele (o cara sem camisa) está fazendo é tão simples, é quase instrutivo. Isto é chave: você deve ser fácil de ser seguido!

Agora vem o primeiro seguidor com um papel crucial: ele publicamente mostra a todo mundo como seguir. Note como o líder o abraça com um igual. Então não se trata mais do líder - trata-se deles, plural. Note como ele está chamando seus amigos para participar. Então, é preciso ter coragem para ser o primeiro seguidor! Você se destaca, encara o ridículo, por si só. Ser o primeiro seguidor é uma forma subestimada de liderança. O primeiro seguidor transforma um louco solitário em um líder. Se o líder é o fósforo o primeiro seguidor é a faísca que realmente faz o fogo.

E agora aqui está o segundo seguidor, esta é a reviravolta: está provado que o primeiro fez bem. Agora não é só um louco solitário, e não são dois loucos. Três é um grupo, e um grupo é novidade.

Um movimento deve ser público. Assegure-se de que os de fora vejam mais do que somente o líder. Todos precisam ver os seguidores, porque novos seguidores emulam (copiam) os seguidores, não o líder.

Agora vêm mais duas pessoas, então mais três imediatamente. Agora nós temos momento. Este é o pico! Agora nós temos um movimento! Conforme mais pessoas embarcam, não é mais arriscado. Se eles estavam em cima do muro antes, agora não há razões para não se juntar. Eles não se destacarão, não serão ridicularizados, e vão fazer parte da multidão, se se apressarem. No próximo minuto você verá o restante que prefere ser parte da multidão, porque eventualmente eles seriam ridicularizados por não se juntar.

E senhoras e senhores, assim é como se faz um movimento! Então vamos recapitular o que aprendemos:

Se você é uma versão do cara dançando sem camisa, totalmente sozinho, lembre-se da importância de tratar seus primeiros poucos seguidores como iguais fazendo tudo claramente para o movimento, não para si.

Seja público, seja fácil de ser seguido!

Mas a maior lição aqui: você pegou?

Liderança é "super-glorificada". Sim, o movimento começou com o cara sem camisa, e ele vai ter todo o crédito, mas você viu o que realmente aconteceu:

Foi o primeiro seguidor que transformou um louco solitário em um líder.

Não há movimento sem o primeiro seguidor. Veja, todos nos dizem que todos precisamos ser líderes, mas isso seria realmente ineficaz. A melhor forma de realizar um movimento, se você realmente se importa, é corajosamente seguir e mostrar a outros como seguir.

Quando você encontrar um louco solitário fazendo algo incrível, tenha coragem para ser a primeira pessoa a se destacar e participar.

5 comentários:

  1. Pow cara..... Muuuuuuuuuuuito Espetacular...
    valeu... grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Oiee Nelson que legal! Gostei muito
    parabéns pela iniciativa...beijoss

    ResponderExcluir
  3. Oi Nelson,
    gostei muito do vídeo!
    Nunca havia pensado a liderança pela perspectiva do seguidor. Brilhante!!
    Parabéns!!

    Abraços,

    Léo.

    ResponderExcluir
  4. Olá Nelson,

    Muito bom! Obrigado pelo insight!
    Grande abraço,
    Mário Ferreira

    ResponderExcluir