domingo, 28 de março de 2010

TED: Dan Pink - Surpreendente Ciência da Motivação


Posto aqui um vídeo muito interessante sobre motivação no TED (nesse link). Dan Pink mostra alguns experimentos e evidências de que o sistema tradicional de recompensa (bônus) e castigo aplicado nas empresas pode não ser bom como até prejudicial em tarefas que exigem criatividade e pensamento abrangente, habilidades necessárias nas atividades a serem feitas no século 21. Algumas de suas palavras:

"Há um desencontro entre o que a ciência sabe e o que os negócios fazem. O que a ciência sabe é:
  1. Aquelas recompensas do século 20, aquele motivadores que pensamos ser parte natural dos negócios, funcionam, mas somente em uma faixa surpreendentemente estreita de circunstâncias.
  2. Esse tipo de recompensa frequentemente destrói a criatividade.
  3. O segredo para alta performance não é recompensas e punições, mas aquele desejo invísivel intrínseco. O desejo de fazer as coisas por si. O desejo de fazer as coisas que importam.
Recompensas, por natureza, estreita nosso foco, concentra a mente. Por isso funciona em tantos casos. E então, para tarefas assim, um foco estreito, onde você enxerga somente o objetivo a sua frente, e faz um zoom em sua direção, funcionam muito bem. Mas para o problema da vela você não quer ficar olhando dessa forma. A solução não está lá. A solução está na visão periférica. Você precisa olhar em volta. Aquela recompensa na verdade estreita seu foco e restringe nossas possibilidades. Enquanto as tarefas envolviam somente habilidades mecânicas bônus funcionaram como esperado: quanto maior o pagamento, melhor a performance. Mas se uma tarefa pedia por uma habilidade cognitiva até rudimentar, uma recompensa maior os levou para uma performace mais fraca.

Em minha mente, aquele novo sistema operacional para nossos negócios gira em torno de três elementos: autonomia, domínio e propósito.
  • Autonomia, o desejo de direcionar nossas próprias vidas.
  • Domínio, o desejo de melhorar cada vez mais fazendo algo que importa.
  • Propósito, o desejo de fazer o que fazemos para que sirva a algo maior que nós mesmos.
Estas são as peças para um sistema operacional completamente novo para nossos negócios."

Nenhum comentário:

Postar um comentário