quarta-feira, 27 de outubro de 2010

JCI - Impacto


"Nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos comprometidos cheios de ideias possa mudar o mundo. De fato, é a única coisa que toda vez o faz." - Margaret Mead

Aos 18 anos, Henry Giessenbier formou em St. Louis o Clube de Dança Herculaneum, um clube social com um simples propósito: formar um relacionamento mais próximo e agradável entre os membros e concentrar seus esforços por ideias melhores e mais elevadas e por posição social. Tendo o Herculaneum atingido a reputação de ser o líder entre tais grupos, Giessenbier acreditou que um propósito melhor poderia ser servido unindo-os, passando então a convidar empresários e líderes comunitários para falar ao grupo em suas reuniões. Os pilares do grupo foram então formados: trabalho de verdade, não apenas conversa, melhorar a comunidade e reuniões gerais verdadeiramente interessantes. O propósito desta associação era educar seus membros por estudo e discussão, independente de política ou religião, sobre negócios, problemas nacionais e cívicos e outros assuntos e atividades que permitiriam o avanço do caráter e a eficiência de seus membros. Em uma palestra, o Coronel Huse Morgan apresentou o projeto de uma autopista e uma preocupação genuína sobre o impacto deste projeto na vida dos moradores.

Nesse espírito, Giessenbier então despertou para formar novos ideais para o grupo: "congregar os jovens desta grande cidade com o propósito de fomentar a amizade e desenvolvimento que possa transformar um bom menino num menino melhor, um bom estudante num estudante mais aplicado e um bom cidadão num cidadão melhor". Diz o preâmbulo da Constituição da JCI: “Conscientes do fato de que um adequado treinamento cívico das pessoas jovens fará com que elas tenham uma influencia decisiva na solução justa dos problemas da humanidade; determinados a proteger as futuras gerações da infelicidade trazida por desentendimentos entre as pessoas e ansiosos em promover o bem estar e progresso de todas as pessoas; Nós resolvemos unir nossos esforços em constituir uma associação internacional de Câmaras Júnior.” Assim nasceu a JCI.

MISSÃO DA JCI
Proporcionar oportunidades de desenvolvimento que dêem poder às pessoas jovens para criar mudanças positivas

VISÃO
“Ser a principal rede global de jovens cidadãos ativos”

VALORES, CARTA DE PRINCÍPIOS
Nós acreditamos:
Que a fé em Deus dá significado e propósito à vida
Que a fraternidade entre os homens transcende a soberania das nações
Que a justiça econômica pode ser melhor obtida por homens livres pela livre iniciativa
Que governos devem ser de leis mais do que de homens
Que o maior tesouro da Terra jaz na personalidade humana
Que o serviço à humanidade é a melhor obra de uma vida

A JCI é uma organização sem fins lucrativos presente em mais de 100 países baseada na participação de jovens cidadãos ativos entre 18 e 40 dedicados a criar mudanças positivas em suas comunidades. Os membros da JCI assumem responsabilidade por suas comunidades identificando problemas e objetivando soluções por meio de projetos comunitários. A JCI não tem a ver com o que você pode ganhar, tem a ver com o que você pode dar. Jovens motivados se filiam à JCI para colaborar com outros indivíduos apaixonados e ver o impacto da verdadeira mudança.

Os membros da JCI buscam formas de viver o slogan Be Better, Ser Melhor. Pensamos criticamente sobre os maiores desafios da sociedade e agimos em nome de nossas comunidades para sermos parte da solução. Buscamos melhores soluções para construir melhores comunidades criando um futuro melhor.

A atitude, o impacto e a visão de mundo diferenciam a JCI. A JCI é única na abordagem básica de que as pessoas jovens têm um importante papel na organização de projetos e programas que sirvam às necessidades das comunidades onde vivem. Nenhuma autoridade central escolhe esses programas. Em vez disso a JCI simplesmente torna possível uma troca de ideias e sistemas, que beneficiarão todos os membros, enquanto partilha o idealismo ardente de que pessoas jovens podem mudar o mundo.

A JCI é um movimento social local com âmbito internacional. Na JCI, a ação é local mas nossos princípios e impacto são globais.
Um ano de impacto, um ano para liderar. Os cargos na JCI são rotativos e duram apenas um ano, oferecendo oportunidades de lideranças para novos membros todo ano. Como cidadãos responsáveis em um mundo globalizado, os membros da JCI assumem os desafios ao seu redor para o desenvolvimento local por meio de projetos adequados às suas realidades, utilizando planejamento estratégico para elaborar soluções criativas aos problemas de suas comunidades.

O que é tão especial sobre a JCI vai além dos benefícios dos membros. Novamente, não tem a ver com o que você ganha, tem a ver com o que você dá. O membro deve viver a missão, a visão e os valores da JCI e contribuir para criar mudança positiva para assim encontrar os verdadeiros benefícios da filiação à JCI. A experiência única da JCI vem da cidadania ativa e da criação da mudança positiva. Está em fazer uso de seu próprio poder para melhorar o mundo, para resolver um problema em sua comunidade, para impactar positivamente a vida dos outros, encontrar significado e propósito pessoal por meio dos valores da JCI e observar sua própria vida melhorar vivendo a missão da JCI.

Estes indivíduos que se tornam "empoderados" para criar mudança positiva e assumem a responsabilidade pelo futuro do nosso mundo representam o verdadeiro propósito da nossa organização.

Haverá sempre problemas que precisam de soluções. Jovens poden encontrar oportunidades de muitas formas, mas só em um lugar encontram a visão de mundo da JCI. Essa atitude de cidadania ativa nos diferencia. A JCI não é limitada por uma lista finita de oportunidades, mas abraça uma visão atemporal de pessoas jovens em todo lugar agindo para criar mudança positiva.

www.jci.cc

Nenhum comentário:

Postar um comentário