quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Cinco Ações para Ser Feliz


Quais são as 5 ações positivas que você pode fazer para melhorar o bem-estar na sua vida?

Nic Marks comenta no seu TED talk sobre os resultados do programa Foresight, feito para o Departamento de Ciências do Reino Unido. O projeto envolveu muitas e muitas pessoas, especialistas e evidências - uma enciclopédia. Embora as ações não sejam o segredo da felicidade, são coisas a partir das quais Nic acredita que a felicidade possa fluir. Segue o resumo delas.
  1. CONECTAR: A primeira delas é conectar. Seus relacionamentos sociais são os conectores mais importantes da sua vida. Você investe seu tempo com as pessoas que você ama? O tempo que você poderia investir e a energia? Continue investindo.
  2. SER ATIVO: A segunda é ser ativo. Quer a maneira mais rápida para se livrar do mau humor? Saia, vá dar uma caminhada, ligue o rádio e dance. Ser ativo é ótimo para nosso humor positivo.
  3. NOTAR: O quão atento você é às coisas que acontecem pelo mundo, às mudanças de estação, às pessoas ao seu redor? Você percebe o que está borbulhando dentro de você e tentando emergir baseado em muitas evidências por consciência, terapia de comportamento cognitivo? Isso é muito forte para nosso bem estar.
  4. CONTINUAR APRENDENDO: A quarta é sempre continuar aprendendo. É importante aprender durante todo o curso de uma vida. Pessoas mais velhas que continuam aprendendo e são curiosas possuem resultados de saúde muito melhores do que aqueles que começam a se acomodar. Mas não precisa ser educação formal; não é baseado em conhecimento. É mais curiosidade. Pode ser aprender a cozinhar um novo prato, pegar um instrumento que você esqueceu desde a infância. Continuar aprendendo.
  5. DOAR: A última é a mais "anti-econômica" das atividades: doar. Nossa generosidade, nosso altruismo, nossa compaixão, tudo está interconectado ao mecanismo de recompensa do nosso cérebro. Nos sentimos bem se damos algo. Podemos fazer uma experiência onde você dá a dois grupos de pessoas cem dólares de manhã. Você diz a um grupo que é para gastar com eles mesmos e ao outro para gastar com outras pessoas. Meça a felicidade deles no final do dia. Aqueles que saíram e gastaram com outras pessoas estão mais felizes do que aqueles que gastaram consigo.
E então, vamos ser mais felizes em 2011?

Um comentário:

  1. Esse foi simples, rápido, fácil e apoiado! (Y) Gostei desse! kkkkkkkkkkkk

    Acho que eu sou bem felizona ;D

    ResponderExcluir