domingo, 19 de dezembro de 2010

Como Aprendemos - Peter Bregman no TEDx Flint



Posto aqui um resumo das principais ideias da apresentação do Peter Bregman no TEDx Flint, sobre como aprendemos. Bregman possui uma coluna muito interessante no blog da Harvard Business Review e fala sempre de liderança e gestão pessoal.

A ideia central é que se queremos aprender devemos tirar as mãos dos ouvidos e sentir as emoções desconfortáveis que naturalmente vêm junto ao aprendizado.

Devemos decidir se preferimos o conforto ou atingirmos todo o nosso potencial. Para isso, não podemos ficar confortáveis, devemos fazer uma escolha.

Bregman cita o poema The Man Watching de Rilke: "Vencer não tenta aquele homem. É assim que ele cresce: sendo derrotado, decididamente, por seres constantemente maiores."

Essa é a falha, o fracasso que leva ao desenvolvimento. Como levantar sempre mais peso do que se aguenta para aumentar os músculos. O fracasso não de propósito mas intencional, não pela negligência mas pelo esforço.

Os momentos em que as pessoas passaram por um grande crescimento, não um passo mas um salto, foram devido ao fracasso, quando elas tiveram que enfrentar o fracasso e como resultado se forçaram a desenvolver a partir daquele momento.

A parte difícil é que as emoções de feedback negativo não se vão, nem ao menos ficam mais fáceis. No entanto, embora as emoções negativas não se tornem mais fáceis nós nos tornamos melhores em suportá-las. Nós não precisamos gostar dos degraus, só devemos deve subi-los. Da mesma forma, não precisamos gostar dessas emoções, só precisamos senti-las, experimentá-las, se vamos continuar aprendendo.

Então, nós nos damos conta de que as emoções não matam. Elas podem ser dolorosas mas se vão e são substituídas por outras emoções. A forma de ser capaz de aprender é a prática de suportar estas emoções, experimentar e ver como é senti-las. Experimente-as, veja opiniões contrárias, sinta o sentimento negativo e veja como é senti-lo, reconheça que você pode suportá-lo.

Conheça o seu TAO, o que você faz quando você quer realmente tapar seus ouvidos. Peter fica fisicamente quente, emocionalmente irritado, invalida a pessoa que causou a sensação e checa seus emails. Conheça o seu TAO, a indicação de que você está prestes a fugir. Conhecê-lo vai lhe permitir miná-lo, sabotar sua própria resposta que evita seu próprio aprendizado.

Precisamos mergulhar totalmente e continuar a sentir essas emoções e suportá-las. O presente é uma imersão total na vida.

RESUMINDO
  • Para aprender, devemos sentir as emoções desconfortáveis que naturalmente vêm junto ao aprendizado.
  • Embora as emoções negativas não se tornem mais fáceis nós nos tornamos melhores em suportá-las
  • As emoções não matam, reconheçamos que nós podemos suportá-las
  • A forma de ser capaz de aprender é a prática de suportar estas emoções, experimentar e ver como é senti-las
  • Conheça o seu TAO, a indicação de que você está prestes a fugir

Nenhum comentário:

Postar um comentário