domingo, 5 de julho de 2009

TED: Karen Armstrong - A Essência de Todas as Religiões



Karen Armstrong abandonou sua vida de freira e nunca acreditou que a religiosidade iria torná-la conhecida, trabalhando na TV. Ela ganhou o prêmio TED e teve o direito de fazer seu pedido, TEDWish. Posto aqui suas ideias.

Conceito
A Crença, sobre a qual há um grande rebuliço hoje, é um entusiasmo que veio à tona (surfaced) somente muito recentemente no Ocidente, por volta do século XVII. A palavra "crença" por si originalmente significava amar, estimar, gostar de (love, prize, hold dear). Somente no século XVII seu significado foi estreitado, incluindo significar uma ascensão intelectual para um conjunto de proposições, um credo. Anderson acredita que dizer "eu creio" não era dizer "eu aceito certos artigos dogmáticos de fé", significava "eu me comprometo", "eu me empenho".

Religião não é sobre acreditar, é sobre comportar-se de forma diferente. É preciso primeiro começar a agir desse jeito e então começar a compreender as verdades da religião. Doutrinas foram feitas para serem convocações (summons) para a ação. Você somente as entende quando as coloca em prática.

O Centro de Todas as Religiões
A posição mais importante (pride of place) nesta prática é dada à compaixão. A compaixão, a habilidade de sentir (feel) com o próximo, é não só o teste para qualquer religiosidade verdade mas também o que nos traz à presença de Deus ou do Divino. É a compaixão, diz Buda, que traz você ao Nirvana. Por causa da compaixão, quando sentimos com os outros, nos destronamos do centro do mundo e colocamos outra pessoa lá. E uma vez que nos livramos do ego, estamos prontos para ver o Divino.

Toda e cada uma das maiores religiões do mundo realçou e colocou no centro de suas tradições o que se tornou conhecida como a Regra de Ouro, proferida primeiro por Confúcio 5 séculos antes de Cristo: "Não faça aos outros o que você não gostaria que fizessem a você". A Regra de Ouro foi a linha (thread) central que correu por todos os seus ensinamentos e cujos seus discípulos deveriam colocar em prática todo o dia e todos os dias. Um pagão veio até o Grande Rabino Hillel e se ofereceu para converter ao Judaísmo se o rabino pudesse recitar todo o ensinamento Judeu enquanto estivesse em uma só perna. "O que é odioso a você, não faça a seu vizinho. Isso é o Torá. O resto é comentário. Vá e estude-o. Na sua exeges (explicação), você deve fazer claro que todo único verso do Torá é um comentário, um glossário da 'Regra de Ouro'". O Grande Rabino Meir disse que qualquer interpretação de escritura que levar a ódio, desprezo ou desgraça de outras pessoas é ilegítima. Santo Agostinho disse que a escritura "ensina nada mais do que a caridade, e nós não devemos deixar uma interpretação de escritura até termos encontrado uma interpretação compassiva dela".

Nosso Mundo
Vivemos em um mundo onde a religião foi assaltada (hijacked). Em vez de "amar seus inimigos", cristãos eternamente julgam outras pessoas usando a escritura como uma forma de argumentar com outras pessoas, rebaixando outras pessoas. Por todas as eras, a religião tem sido usada para oprimir os outros, por causa do ego humano, da ganância humana. Nós não devemos limitar nossa compaixão para com o nosso próprio grupo, nação, correligionários. Devemos ter compaixão com todo mundo, amar nossos inimigos, honrar os desconhecidos. O Alcorão diz "Formamos vocês em tribos e nações para que você possam conhecer uns aos outros". A causa dos nossos infortúnios (woes) atuais não é religiosa, é política. A modernidade é violenta, o futebol leva a tumultos e mortes e a religião também é afeta por esse caráter (ethos) violento.

O analfabetismo (illiteracy) religioso faz com que as pessoas pareçam pensar hoje que a fé religiosa se iguala a acreditar em coisas. Frequentemente chamam as pessoas religiosas de crentes (believers), como se essas fossem (as though) as principais coisas que eles fazem. Objetivos secundários são levados ao primeiro lugar, no lugar da Regra de Ouro, porque é difícil. Muitos religiosos preferem que a religião seja certa, mais do que compassiva.

Mudanças
Quando Anderson viajou ao Oriente Médio, os jovens muçulmanos sempre perguntavam "O que nós podemos fazer?". Qualquer ideologia que não promova um sentido de compreensão global e apreciação global de um pelo outro está minguando ao teste do tempo. As pessoas querem ser religiosas e a religião deve ser feita para ser uma força para a harmonia do mundo, que pode e deve ser harmônico, por causa da Regra de Ouro, um caráter que deve ser agora aplicado globalmente. Há uma sede de mudança, nas mesquitas e sinagogas dizem "Nós devemos começar a conversar uns com os outros". É hora de irmos além da ideia da tolerância, em direção à apreciação do outro.

Na Ilíada, durante o encontro entre Príamo e Aquiles, Aquiles pensa em Príamo como seu pai e começa a derramar lágrimas. Príamo olha o homem que assassinou muitos dos seus filhos e passa a chorar também. Os gregos acreditavam que o choro criava ligações fortes entre as pessoas. Aquiles entrega ternamente o corpo de Heitor a Príamo e os dois homens olham um para o outro e se vêem como divinos - Caráter encontrado em todas as religiões - superando o horror que sentimos quando estamos sob ameaça de nossos inimigos. E começando a apreciar o próximo. A palavra "sagrado" em hebreu, aplicado a Deus, é "kadosh" - separado, outro. A alteridade (otherness) de nossos inimigos podem nos dar indicações da transcendência absolutamente misteriosa que é Deus.

Andersou faz seu pedido por uma Contrato para Compaixão, baseado no princípio fundamental da Regra de Ouro. Dar poder as pessoas para lembrar do caráter compassivo e diretrizes de como interpretar as escrituras, estes textos que têm sido abusados. A escritura deveria ser regida pelo princípio da caridade. Este Contrato deve ser construído, lançado e propagado para que seja visto em toda escola, igreja, mesquita, sinagoga do mundo, para que as pessoas possam olhar sua tradição, recuperá-la, e fazer da religião uma fonte para a paz no mundo, que pode e deve ser.

Ideias Principais
- Dizer "eu creio" não era dizer "eu aceito certos artigos dogmáticos de fé", era dizer "eu me comprometo", "eu me empenho";
- Religião não é sobre acreditar, é sobre comportar-se de forma diferente;
- Doutrinas foram feitas para convocar à ação. Você somente as entende quando as coloca em prática;
- A posição mais importante na prática religiosa é dada à compaixão;
- Toda e cada uma das maiores religiões do mundo realçou e colocou no centro de suas tradições o que se tornou conhecida como a Regra de Ouro, "Não faça aos outros o que você não gostaria que fizessem a você"
- "O que é odioso a você, não faça a seu vizinho. Isso é o Torá. O resto é comentário" (Grande Rabino Hillel);
- "Qualquer interpretação de escritura que levar a ódio, desprezo ou desgraça de outras pessoas é ilegítima" (Grande Rabino Meir);
- "Nós não devemos deixar uma interpretação de escritura até termos encontrado uma interpretação compassiva dela" (Santo Agostinho);
- Em vez de "amar seus inimigos", cristãos eternamente julgam outras pessoas usando a escritura como uma forma de argumentar com outras pessoas, rebaixando outras pessoas;
- Por todas as eras, a religião tem sido usada para oprimir os outros, por causa do ego humano, da ganância humana;
- A causa dos nossos infortúnios (woes) atuais não é religiosa, é política;
- Muitos religiosos preferem que a religião seja certa, mais do que compassiva;
- É hora de irmos além da ideia da tolerância, em direção à apreciação do próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário