domingo, 13 de setembro de 2009

HBR: Como Identificar os Talentos Secretos de sua Equipe

Um post muito legal da HBR, como identificar os talentos da sua equipe.

1. Faça do elogio uma entrevista.
Quando um empregado faz um trabalho excelente, não meramente o elogie. Aponte os pontos fortes de seu cumprimento e pergunte a ele como ele fez - para compartilhar seu processo. A entrevista revelará insights que podem ser aplicados em novas tarefas. Dependendo dos detalhes, você pode até pedir-lhe para fazer uma apresentação sobre suas técnicas ou para treinar outras pessoas nos seus métodos.

2. Analise como as pessoas pensam, não só o que elas fazem.
Questões de desempenho se focam corretamente no cumprimento de objetivos e outras métricas mensuráveis de sucesso. No entanto, o que está frequentemente por trás desses cumprimentos está uma forma de pensar, particular a uma pessoa, que fez o sucesso possível. Descreva esses hábitos da mente na próxima avaliação de funcionário. Por exemplo: "Lee sempre colhe todos os dados relevantes, estuda-os cuidadosamente e chega a uma solução que emerge dos fatos em vez que tentar encaixá-los em idéias pré-concebidas". Articular a dimensão de como a mente do Lee trabalha vai auxiliar você e o Lee a identificar os outros projetos que requerem seus talentos indutivos. Também mostrará que você verdadeiramente compreende o valor de suas contribuições.

3. Pergunte pelas razões por trás das preferências. Bons gerentes sabem o que seus funcionários gostam de fazer, que tarefas eles apreciam, que projetos os motivam. Grandes gerentes encontram por que alguém tem essas preferências, características de projetos que são as raízes da satisfação (fulfillment). Esse tipo de conhecimento auxilia um gerente a estrategicamente casar (match) um funcionário com um projeto, levando em consideração ambas a essência do trabalho e a essência da pessoa em vez de apenas a categoria ou o domínio onde aparentemente há sinergia. Por exemplo, Rosa pode ter gostado o projeto de feedback de cliente snão porque ela gosta de trabalhar com pesquisas mas porque ela tem uma forte afinidade pelo produto que estava sendo avaliado. Sua próxima atribuição deveria ser relacionada àquele produto, não a uma pesquisa em um produto diferente.

4. Pergunte os sonhos das pessoas. "David, se você pudesse estar em uma carreira totalmente diferente, qual seria ela?" Se David diz que sempre gostaria de ser um tradutor, pergunte se ele gostaria de tentar trabalhar com clientes internacionais. Sentindo um pouco do gosto dos seus sonhos na sua atual função, David é mais propenso a se sentir satisfeito do que se ele continuasse esmagando água.

Tratar cada funcionário como um oceano de talentos permite que você encontre pedras preciosas. Que tesouros secretos você descobriu em seus funcionários? E que jóias próprias suas você trouxe à tona porque um gerente se importou o suficiente para procurá-las?

Nenhum comentário:

Postar um comentário