quinta-feira, 19 de março de 2009

Palestra do Sr Atushi Yoshii na UEL


Assistimos ontem na UEL uma palestra realizada em parceria com o SEBRAE e o Conjove da ACIL com o Sr. Atsushi Yoshii, da construtora A. Yoshii, contando de forma bastante informal os princípios e a trajetória que o levaram constuir uma das 10 maiores construtoras do Brasil.

Dirigindo-se ao público jovem presente, o Sr. Atsushi Yoshii disse que os jovens têm que ter ambição e saber administrar o tempo, dando dicas como ter papel e caneta em todo lugar para fazer anotações, programar o dia, saber definir prioridades e executá-las, concluir o programado, controlar o tempo e ser eficaz, tendo ritmo. Segundo ele, administrar bem o tempo é usar o tempo que tem para fazer o que quer.

A pirâmide no início do post motra as virtudes sobre as quais o Sr. Atsushi Yoshii comentou. Na base estão a ética, a moral e a honestidade. Logo acima a questão da qualidade e da criatividade, em todas as áreas, seja profissional, no jeito de falar, no modo como tratamos as pessoas ou no que produzimos. Acima estão a competitividade e o conhecimento, que deve ser buscado continuamente. Acima está a pontualidade como fator fundamental para a confiança, que no Japão é extremamente valorizada. Acima, no penúltimo nível, está o comprometimento, a virtude de cumprir as obrigações, como contratos. Até este nível, está tudo aquilo que está ao nosso alcance. O último nível é a virtude da CREDIBILIDADE, que não cabe ao nós produzirmos, mas sim às pessoas que nos avaliam. No exemplo do Sr. Yoshii, quando procuramos um produto ou serviço perguntamos "onde tem um bom restaurante?", ou "onde tem um bom cabeleireiro?". A resposta a essas perguntas é baseada na credibilidade.

Além disso, segundo ele, todos somos vendedores - seja de produto ou de imagem. Seguindo o princípio básico da valorização do ser humano, devemos tratar bem clientes e parceiros, com calor humano e proximidade, algo simples de se fazer mas que tem um peso muito grande. Nessa mesma linha, um ponto fundamental apresentado foi o relacionamento. Devemos nos cerca de pessoas boas, bons companheiros, pessoas com a mesma cultura e pessoas que tenham algo a acrescentar. Ainda, devemos nos afastar de pessoas que só absorvem e manter relações de troca com as pessoas, não só receber. Bons profissionais que não possuem bom relacionamento podem perder muitas oportunidades.

No início da trajetória da empresa, o Sr. Yoshii foi muito "cara de pau" e persistente, esperando às vezes horas para ser atendido. Cada oportunidade era tratada com o máximo de comprometimento e, quando conseguiam um contrato, "trabalhavam como loucos". O Sr. Yoshii diz para sempre fazermos um pouquinho mais do que os outros - 5%, 10% - pois clientes compram confiança. Segundo o professor Hoffman da UEL, o Sr. Yoshii sempre foi brilhante por encontrar grandes soluções naquilo que é óbvio.

Perguntei ao Sr. Yoshii quais foram as 3 decisões mais importantes em sua vida. Ele respondeu de forma sincera e bastante simples: a primeira foi quando decidiu que queria ter credibilidade, ao vender sua imagem. A segunda foi quando decidiu valorizar e investir nas pessoas. E a terceira foi decidir em ser sempre eficiente, gerar lucro, mas sabendo que o dinheiro não é o mais importante.

Por fim, o Sr. Yoshii encerrou sua palestra com uma frase sobre a juventude, usada pelo general Mac Arthur, um dos maiores generais do século XX:

"A juventude não é um período da vida; ela é um estado de espírito, um efeito da vontade, uma qualidade da imaginação, uma intensidade emotiva, uma vitória da coragem sobre a timidez, do gosto da aventura sobre o amor ao conforto.

Não é por termos vivido um certo número de anos que envelhecemos; envelhecemos porque abandonamos o nosso ideal. Os anos enrugam o rosto; renunciar ao ideal enruga a alma. As preocupações, as dúvidas, os temores e os desesperos são os inimigos que lentamente nos inclinam para a terra e nos tornam pó antes da morte. Jovem é aquele que se admira, que se maravilha e pergunta, como a criança insaciável: E depois? Que desafia os acontecimentos e encontra alegria no jogo da vida.

És tão jovem quanto a tua fé. Tão velho quanto a tua descrença. Tão jovem quanto a tua confiança em ti e a tua esperança. Tão velho quanto o teu desânimo.

Serás jovem enquanto te conservares receptivo ao que é belo, bom e elevado. Receptivo às mensagens da natureza, do homem, do infinito. E se um dia teu coração for atacado pelo pessimismo e corroído pelo cinismo, que Deus, então, se compadeça de tua alma de velho."

General Mac Arthur - 1945

Um comentário:

  1. Nossa cara, gostaria de ter ido nessa palestra. Mas este post já me deu uma base muito boa.

    ResponderExcluir