sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Como Fazer Amigos - Dale Carnegie

Alguns princípios para se relacionar bem com as pessoas.

Técnicas Fundamentais para Lidar com as Pessoas

Princípio 1: Não critique
Princípio 2: Aprecie honesta e sinceramente.
Princípio 3: Desperte um forte desejo na outra pessoa.

Seis Maneiras de Fazer as Pessoas Gostarem de Você

Princípio 1: Torne-se verdadeiramente interessado na outra pessoa.
Princípio 2: Sorria.
Princípio 3: Lembre-se de que o nome de uma pessoa é para ela o som mais doce e mais importante que existe em qualquer idioma.
Princípio 4: Seja um bom ouvinte, incentive as pessoas a falarem sobre elas mesmas.
Princípio 5: Fale de coisas que interessem à outra pessoa.
Princípio 6: Faça a outra pessoa sentir-se importante, e faça-o com sinceridade.

Técnicas Fundamentais para Lidar com as Pessoas


Princípio 1: Não critique.

Noventa e nove vezes em cem, nenhum homem já se criticou por coisa alguma, não importando quanto possa ele estar errado. A crítica é fútil, porque coloca um homem na defensiva e, comumente, faz com que ele se esforce para justificar-se. A crítica é perigosa, porque fere o precioso orgulho do indivíduo, alcança o seu senso de importância e gera o ressentimento.

B.F. Skinner demonstrou que um animal que é recompensado por bom comportamento aprenderá com maior rapidez e reterá o conteúdo aprendido com maior habilidade que um animal que é castigado por mau comportamento.

Eis a natureza humana em ação: o culpado culpando todos, menos a si mesmo. Somos todos assim. Compreendamos que as críticas são como os pombos. Sempre voltam aos pombais. Tenhamos em mente que a pessoa a quem vamos criticar e condenar, provavelmente se justificará e, por seu turno, nos condenará; ou como disse o nobre Taft, “Não vejo como podia ter feito as coisas de outro modo”.

Princípio 2: Aprecie honesta e sinceramente.

Sob o firmamento existe apenas um meio de conseguir que alguém faça algo. E este meio é conseguir que a outra pessoa queira fazer. Lembre-se: não existe outro caminho. O único processo pelo qual posso conseguir que você faça alguma coisa é dando-lhe o que você quer.

Sigmund Freud disse que tudo em você e em mim emana de dois motivos: a necessidade sexual e o desejo de ser grande. Joh Dewey diz que a mais profunda das solicitações na natureza humana é "o desejo de ser importante". Guarde esta frase: "o desejo de ser importante".

Existe um desejo quase tão profundo, quase tão imperiosos como o desejo de alimento ou de repouso e que raramente é satisfeito. É o desejo de ser grande, o desejo de ser importante. William James disse: "O mais profundo princípio da natureza humana é a ânsia de ser apreciado" Não desejo ou vountade, mas ânsia.

Segundo Charles Schwab, a razão de receber um salário tão elevado era a sua habilidade em tratar com as pessoas. Eis o segredo: "Considero minha habilidade em despertar o entusiasmo entre os homens a maior força que possuo, e o meio mais eficiente para desenvolver o que de melhor há em um homem é a apreciação e o encorajamento." "Não há meio mais capaz de matar as ambições de um homem do que a crítica dos seus superiores. Nunca critico quem quer que seja. Acredito no incentivo que se dá a um homem para trabalhar. Assim, sempre estou ansioso para elogiar, mas repugna-me descobrir faltas. Se gosto de alguma coisa, sou sincero na minha aprovação e pródigo no meu elogio."

"Ainda estou para encontrar o homemm seja qual for a sua situação, que não tenha feito melhor trabalho e nele posto maiores esforços sob um espírito de aprovação do que se tivesse de fazê-lo sob o espírito da crítica."

Realizou-se um estudo sobre esposas que abandonavam os maridos. Qual foi a conclusão? "Falta de reconhecimento". Uma apreciação sincera consegue mudar a vida de uma pessoa. A bajulação, por outro lado, raramente produz efeito com gente de discernimento. É frívola, egoísta e insincera. A diferença entre o elogio e a bajulação? Um é sincero e a outro é falsa. Um vem do coração e a outra da boca para fora. Um é altruísta e a outra é egoísta. Bajulação consiste em dizer a um outro homem justamente o que ele pensa acerca de si mesmo.

Há um velho ditado:
"Passarei por este caminho uma só vez; por isso, se existe qualquer bem ou gesto de bondade que eu possa fazer em benefício do ser humano, que eu faça já. Que eu não o adie ou negligencie, pois por aqui jamais passarei".
Emerson dizia: "Todo homem que encontro é superior a mim em alguma coisa. E nesse particular eu aprendo dele".

Deixemos de pensar em nossas qualidades, e em nossos desejos. Experimentemos descobrir as qualidades boas de um outro homem. Façamos um honesto e sincero elgogio. Seja sincero na sua aprovação e pródigo no seu elogio e as pessoas prezarão suas palavras, guardando-as e repetindo-as durante toda a vida - mesmo quando você já as tiver esquecido.

Princípio 3: Desperte um forte desejo na outra pessoa.

O único meio existente na Terra para influenciar uma pessoa é falar sobre o que ela quer e mostrar-lhe como realizar o seu intento. Se não quiser que seu filho fume não pregue sermões, mostre que cigarros diminuem possibilidades no futebol ou na vitória da corrida.

Amanhã, você quer persuadir alguém a fazer alguma coisa? Antes de abordar o assunto, faça a si mesmo a pergunta: "Como poderei fazer com que ele queira isto?" Uma pergunta assim evitará a nossa pressa e falta de trato em tagarelar futilmente apenas sobre nossos desejos.

Henry Ford: "Se há algum segredo de sucesso ele consiste na habilidade de apreender o ponto de vista de outra pessoa e ver as coisas tão bem pelo ângulo dela como pelo seu. Não percamos tempo falando dos nossos problemas. Apreendamos o ponto de vista alheio e vejamos as coisas pelo seu ângulo tão bem como pelo nosso".

O mundo está cheio de pessoas assim: exploradora e que só olham para si. Por isso, o raro indivíduo que desinteressadamente procura ser útil aos outros desfruta enormes vantagens. Encontra pequena concorrência. Owen D. Young disse: "O homem que pode colocar-se no lugar de outros homens, que pode compreender as maquinações dos seus cérebros, não precisa ter preocupações acerca do que lhe reserva o futuro".

Seis Maneiras de Fazer as Pessoas Gostarem de Você

Princípio 1: Torne-se verdadeiramente interessado na outra pessoa.

Qualquer indivíduo pode fazer mais amigos em dois meses, tornando-se verdadeiramente interessado nas outras pessoas, do que um outro em dois anos procurando fazer as outras pessoas tornarem-se interessadas nele.
Alfred Adler: "É o indivíduo que não está interessado no seu semelhante quem tem as maiores dificuldades na vida e causa os maiores males aos outros. É entre tais indivíduos que se verificam todos os fracassos humanos.

Se quisermos conseguir amigos, coloquemo-nos à disposição de outras pessoas para fazer por elas certas coisas, coisas que requeiram tempo, energia, desprendimento e meditação.

Se quisermos fazer amigos, saudemos as pessoas com animação e entusiasmo. Diga Alô em tom que expresse a sua satisfação pelo chamado que lhe fizeram.
Publius Sirus disse: "Estamos interessados nos outros, quando eles se interessam por nós"

Princípio 2: Sorria.

Charles Schwab disse que seu sorriso valia um milhão de dólares. Ações falam mais alto que palavras e um sorriso diz: "Gosto de você. Você me faz feliz. Estou satisfeito por vê-lo".

James McConnell: "As que sorriem tendem a dirigir, ensinar e vender com muita eficiência, além de criar filhos mais felizes. Existe mais informação num sorriso do que numa expressão carrancuda. Por essa razão, o incentivo é um conselho instrutivo mais eficiente do que a punição".

Raramente um homem consegue êxito em qualquer coisa quando não sabe fazê-la com graça. "Conheço homens que conseguiram êxito na vida porque se divertiam a valer conduzindo seus negócios".

Obrigue-se a sorrir. Se estiver só, assobie e cantarole uma melodia. Aja como se já fosse feliz e isto tenderá para o tornar mais feliz ainda. William James: "A ação parece acompanhar a sensação, mas, na realidade, ação e sensação andam juntas; e regulando a ação, que está sob o mais direto controle da vontade, podemos indiretamente regular a sensação, que não o está. Deste modo o soberano e voluntário caminho para o bom humor, se o nosso foi perdido, é proceder alegremente, agindo e falando como se o bom humor já estivesse lá".

Todos buscam felicidade no mundo e existe apenas um caminho certo para encontrá-la. "É pelo controle dos seus pensamentos. A felicidade não depende de condições externas. Depende de condições internas". Não é o que você tem, ou quem você é, ou onde você está ou o que você está fazendo que o tornam feliz ou infeliz. É o que você pensa sobre isso, a atitude mental.

Todas as vezes que for sair, encolha o queixo, firme a cabeça e encha os pulmões o mais possível; cumprimente os amigos com um sorriso e ponha a alma em cada aperto de mão. Não receie ser mal compreendido e não gaste um minuto sequer pensando nos inimigos. Procure fixar na mente o que você gostará de fazer; e, então, sem mudar de diretriz, mova-se para o objetivo visado. Pense nas grandes e esplêndidas coisas que gostaria de fazer, assim, os dias passarão e você se sentirá, inconscientemente, senhor das oportunidades que lhe são requeridas para a consecução do seu desejo. Tenha sempre no pensamento a pessoa capaz, importante e útil que deseja ser e tal pensamento, a cada hora, o transformará nesse indivíduo particular. O pensamento é supremo. Conserva a correta atitude mental, a atitude da coragem, da franqueza e do bom humor. Pensar acertadamente é criar. Todas as coisas emanam de um desejo e todas as súplicas sinceras são atendidas. Tornamo-nos tal quando nossos corações estão a isso resolvidos.

Princípio 3: Lembre-se de que o nome de uma pessoa é para ela o som mais doce e mais importante que existe em qualquer idioma.

Jim Farley cedo verificou que o homem médio é mais interessado no seu próprio nome do que em todos os outros nomes da Terra juntos. Lembre-se do noem, chame-o facilmente e terá prestado a qualquer pessoa um sutil e muito eficiente cumprimento. Mas, esquecê-lo ou chamá-lo por nome diferente é colocar-se numa grande desvantagem.

A maioria das pessoas se esquece dos nomes pela simples razão de não dedicar a esse exercício o tempo e a energia necessários para concentrar, repetir e gravar indelevelmente os nomes na memória.

A política de Andrew Carnegie, de relembrar e homenagear os nomes de seus amigos e associados comerciais, foi um dos segredos do seu êxito na vida. Sentia-se orgulhoso porque podia chamar muitos dos seus operários pelos primeiros nomes. Se não ouvia o nome perfeitamente, dizia: "Perdão. Não ouvi bem o seu nome". Se era um nome não muito comum costumava dizer: "Como se escreve?" Durante a conversa, preocupava-se em repetir o nome várias vezes, e procurava associá-lo na mente com alguns sinais característicos do homem, expressão e aparência geral.

Princípio 4: Seja um bom ouvinte, incentive as pessoas a falarem sobre elas mesmas.

Ela não queria ouvir-me sobre as minhas viagens. Tudo o que desejava era um ouvinte interessado, para que pudesse dar expressão ao seu "ego" e falar sobre os lugares em que estivera. Muitas pessoas são assim.

Charles Eliot: "não há mistério acerca dos sucessos nos assuntos comerciais. Atenção exclusiva para a pessoa que lhe estiver falando é muito importante. Nada mais tão lisonjeador como isso".

Um dos maiores ouvintes dos tempos modernos foi Sigmund Freud. "Nunca, em toda minha vida, vi atenção tão concentrada. Não havia essa coisa do agudo "olhar que penetrava a alma". Seus olhos eram meigos e suaves. Sua voz era calma e macia. Fazia poucos gestos. Mas a atenção que dispensava a mim, seus comentários positivos sobre o que eu dizia, mesmo quando eu me expressava mal, eram extraordinários. Você não imagina o que significava ser ouvido daquela maneira".

Se quiser ser um bom conversador, seja um ouvinte atento. Para ser interessante, seja interessado. Faça perguntas a que outro sinta prazer em responder. Incite-o a falar sobre si mesmo e sobre seus assuntos prediletos. Lembre-se de que o homem com o qual estiver falando está uma centena de vezes mais interessado em si mesmo, nos seus problemas e vontades, do que em você e seus problemas.

Princípio 5: Fale de coisas que interessem à outra pessoa.

Todas as vezes que Roosevelt esperava um visitante, passava acordado até tarde, na véspera, lendo sobre o assunto que sabia interessar particularmente ao seu hóspede. Roosevelt sabia, como todos os líderes, que a estrada real para o coração de um homem é falar-lhe sobre as coisas que ele mais estima. Fazer-se agradável.

Falar em termos dos interesses de outra pessoa, traz benefícios para ambas as partes. Quando perguntaram a Howard Herzig que recompensa teve com isso, respondeu que não apenas tinha recebido uma recompensa diferente de cada pessoa, como também, em termos gerais, a recompensa veio como um enriquecimento de sua vida a cada vez que conversava com uma pessoa.

Princípio 6: Faça a outra pessoa sentir-se importante, e faça-o com sinceridade.

Se fôssemos tão desprezivelmente egoístas, que não pudéssemos irradiar uma pequena felicidade e ensejar uma parcela de apreciação sincera sem procurar obter alguma coisa de outra pessoa como recompena, se nossas almas não são maiores do que as dos maus maridos, nos encontraremos diante de fracasso que tão justamente merecemos.

Há uma lei da conduta humana de máxima importância. Se obedecermos a esta lei, quase nunca teremos preocupações. A lei é: Fazer sempre a outra pessoa sentir-se importante.

John Dewey afirma que o desejo de ser importante é a mais profunda solicitação da natureza humana; e William James assegura que "o mais profundo princípio na natureza humana é o desejo de ser apreciado".

Pequenas frases como "Sinto incomodá-la", "Teria você a bondade de...", "Queira fazer-me o favor", "Muito obrigado", são pequenas cortesias que agem como lubrificante na engrenagem da monótona rotina de todos os dias da vida e, incidentalmente, são marcas de boa educação.

A verdade crua é que quase todo homem que você encontra se julga superior a você em algum ponto; e um caminho seguro para tocar-lhe o coração é fazê-lo compreender, de uma maneira sutil, que você reconhece a importância dele no seu pequeno mundo, e o faz sinceramente.

Lembre-se do que disse Emerson: "Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele".

"Fale com as pessoas a respeito delas mesmas e elas o ouvirão por muitas horas", disse Disraeli.

6 comentários:

  1. só li por cima, mas mesmo assim adorei Nelsinho.. parabéns!
    logo vou ler tudo com a calma e a atenção que um post desse merece..
    beijocas.
    Maria

    ResponderExcluir
  2. Li e ficou muito bom, gostei mesmo (...)
    mas faltou o Princípio 7: Pague uma rodada de cerveja.. rsrsrsrs...
    faloows

    ResponderExcluir
  3. Nossa muito legal mesmo o que você escreveu!!!
    estou aki como principiante mais estou adorando ter um espaço só meu

    ResponderExcluir
  4. Li por cima,mais achei interessante, gostaria de saber se poderia publicar no meu blog indicando seu nome como autor .?

    ResponderExcluir
  5. Claro! Na realidade eu não sou bem autor, mas é só passar o link!

    ResponderExcluir
  6. APS France,bd. LI POR ALTO? E ADOREI, VOU RELER MAIS TARDE, para poder memorisar na mente e poder meter muitas coisas que li, em pratica,dentro da medida do possivel,obrigado,de um portugues, no centro de france,feliz natal a todos e melhores votos 2012.

    ResponderExcluir