sábado, 5 de dezembro de 2009

Global Leadership Summit 2009 - Bill Hybels



Em novembro, foi realizado o Global Leadership Summit 2009, na comunidade Nova Aliança aqui em Londrina. Este evento foi criado por Bill Hybels da igreja Willow Creek com intuito de capacitar lideranças que atuam da igreja. O evento é realizado anualmente no mundo todo e conta com palestras de pessoas de destaque e muito conhecimento que atuam diretamente trabalhando nas igrejas ou com destaque em outras áreas e que participam de comunidades cristãs. Foi um evento com muitas ideias e muita informação!

A primeira palestra foi apresentada pelo próprio Bill Hybels, conversando sobre o gerenciamento da igreja na época da crise econômica de 2008.

Em crise econômicas, as doações diminuem e os auxílios para a comunidade aumentam, dificultando a operação da igreja. Depois de muitas reuniões e orações, a equipe de Bill Hybels decidiu agir conforme o princípio básico: o amor uns aos outros. A proposta foi fazer a igreja voltar a ser a igreja do livro de Atos dos Apóstolos II, quando a generosidade entre os membros cristãos fazia pessoas venderem suas posses para que outros não passem necessidade. Segundo Hybels, "não há nada como a igreja local quando funciona corretamente". A doação e generosidade deveria ser realizada com visão acalorada do Reino. Com isso, pessoas que nunca doaram passaram a doar, todos ajudaram com o pouco que podiam, resultando em doações que superaram as expectativas.

O exercício que foi feito com relação a orçamento foi o seguinte: imaginando 3 baldes, A, B e C, se o orçamento caisse 50%, qual seria o primeiro Ministério que pararia? Ainda, com menos de 50%, qual o segundo Ministério que pararia? E qual Ministério nunca poderia parar?

Jack Welch disse a Hybels que em tempos de crise o dinheiro é o rei. Nesses períodos, ter dinheiro em caixa dá o que mais se precisa: tempo. Com dinheiro em caixa pode-se manter a operação enquanto se decide como diversificar receitas, como restringir gastos nos Ministérios. Isso vale também para finanças pessoais. Hybels deixa sempre 6 meses de rendimento em caixa. Nas finanças pessoais, isto daria o tempo necessário para arranjar um emprego.

Na Willow, a meta é reservar 25% do orçamento. Do restante, 50% do orçamento é gasto com a equipe da igreja, sendo que muita ajuda é vinda de voluntários, o que permite mais resultados com o mesmo orçamento. 10% vai para doação, 15% para os Ministérios, 15% para infra-estrutura e 10% para o que ele chama de Spirit Wing, projetos que são realizados rapidamente no "fogo de Deus". Caso seja necessário enxugar o staff, Hybels orienta: notificar com antecedência, não dias mas meses de antecedência, a todos, com clareza e generosidade.

Hybels também atenta para perguntas importantes: aquelas pessoas plenamente disponíveis, de todo o coração, totalmente devotadas, a igreja está desenvolvendo essas pessoas? Elas conseguem crescer na comunidade? Hybels recomenda a leitura do livro "Como os Poderosos Caem", de Jim Collins (é também conhecido como sucessor de Peter Drucker). Quantos cargos chaves existem na igreja? Além disso, quantos % desses cargos estão preenchidos com as pessoas certas? E qual o plano para chegar a 100%? Estão sendo desenvolvidas pessoas reservas?

Hybels encerra falando da renovação, da liderança de si. Todos temos que reinventar nossas estratégia. Com base em Ro 8-6 ("Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz."), Hybels recomenda que todos olhemos para o nosso balde de Vida e Paz, como estamos espiritualmente. Nós estamos com o balde cheio ou com o balde vazio? Havia períodos de trabalho intenso em que até seu cachorro saia correndo dele. Em tudo o que fazemos, relacionamentos, atividade, trabalho, estamos indo com o balde cheio? Hybels comenta que na época da crise, trabalhava muito e passou a deixar de fazer algumas atividades para garantir seu tempo com Deus. A melhor coisa é levar balde cheio. O que as pessoas vêem quando olham pra vc?

Resumindo:
- Lição filosófica: Reforçar o princípio, amor uns pelos outros, com generosidade. "Não há nada como a igreja local quando funciona corretamente"
- Lição financeira: Com redução de verba, qual seria o 1º Ministério a parar? O 2º? Qual nunca pararia?
- Ter sempre dinheiro de reserva em caixa
- Lição relacional: A igreja está desenvolvendo pessoas totalmente devotadas? Elas podem crescer?
- Quantos cargos chave existem na igreja? Quantos % estão preenchidos com as pessoas certas? Qual o plano para 100%?
- Lição espiritual: A melhor coisa é levar o balde cheio

Um comentário:

  1. sou fascinada por livros eles me levam ao infinito de imaginacoe viajo sempre que leio e leio sempre que viajo

    ResponderExcluir