quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Palestra do Gustavo Cerbasi


Posto aqui as minhas anotações da palestra do Gustavo Cerbasi na UEL dia 10 de agosto. Para mais informações, acesse http://www.maisdinheiro.com.br. Na palestra Cerbasi diz que a ideia é fácil de entender mas poucos fazem e começa com o que ele diz ser a pergunta da sua vida:

Quem trabalha para você?

O capital gera o trabalho e os trabalhadores multiplicam o capital. Ou seja, quem tem capital contrata pessoas para multiplicar seu capital e quem não tem multiplica o capital dos outros. Mas nada impede que aqueles que não tem o capital trabalhem e poupem formando um capital que posteriormente outros trabalhadores multiplicarão. E uma ideia que Cerbasi coloca é que parar de trabalhar, nunca, ou seja, não é uma opção. Por isso é importante gostar do que faz. E ainda, nesse sentido, o negócio próprio é, portanto, a melhor carreira.

E quando se fala de futuro, Cerbasi gosta da frase de Peter Drucker - "prever o futuro é construi-lo". Existem 3 caraterísticas que os jovens tem em relação ao dinheiro. Primeiro, não ganham dinheiro, segundo, não tem, e terceiro, sabem gastar o que tem e gastam bem.

O método de Cerbasi é simples:

Gaste menos do que ganha e invista bem a diferença.

Gaste
Aprenda a gastar bem, gasto de qualidade, pois quem não gasta não enriquece. Lembre-se sempre: o futuro é a continuidade do presente. Não deixe só para o futuro, sacrificando o presente. Gaste com mais lazer, bem estar e qualidade de vida. Esses gastos lhe dão mais flexibilidade, mais manobra, e permite que você lide com os problemas mais fácil. Além disso, evite gastos fixos (aluguel, prestação) e tenha um orçamento variável, pois nessa etapa de vida podem haver muitas mudanças de planos.

Menos do que ganha
Tenha sempre a disciplina de economizar. Lembre, porém, que a poupança deve virar investimento. Deixar o dinheiro na poupança é simplesmente postergar o consumo pois poupança não gera rendimentos, apenas correção.

Invista Bem a Diferença
Investir bem a diferença requer inteligência. Cerbasi apresentou a teoria dos baldes para o orçamento doméstico, uma sugestão simples de uso do dinheiro.

O primeiro balde é o de GASTOS BÁSICOS. E nesse balde vale a qualidade de escolha. Em vez de tentar logo comprar casa e carro com prestações, invista em lazer. Foque no que você tem que ter e tem que fazer e em uma vida mais simples, tranquila, invista em felicidade.

O segundo balde é o de INVESTIMENTOS. Lembrando que o futuro é a continuidade do presente, pense no que você quer hoje. Pense em sustentabilidade e não em troca, ou seja, em continuidade e não ter menos hoje para ter mais amanhã. Em vez de poupar mais, seja adaptável, ou corre o risco de perder a saude para ter mais dinheiro.

E o terceiro balde é o de LUXO, com o que você quiser.

Cerbasi também diz: não sonhe, construa seu sonho. Quanto custa esse sonho, por mês? Tenha equilíbrio, e equilíbrio é poupar sem perder o que tem hoje. Se você tiver disciplina para investir, sempre usado o balde de investimentos, certamente se tornará rico. Não tente fixar a quantidade de investimentos, como 30% ou 10%, siga seu estilo de vida e faça suas escolhas.

Segredo para Não Faltar
  1. Poupar para segurança - 8 a 10%
  2. Qualidade de vida - felicidade, lazer, clube, cinema, trabalho voluntário
  3. Gastos básicos - casa, carro, roupa
Cerbasi comentou que quando fala de riqueza ele fala em ter o suficiente para viver de renda. Nesse sentido, ele analisa que algumas decisões aceitas como o quem casa quer casa. Ao fazer um financiamento de imóvel, faz-se um planejamento de longo prazo que envolve por exemplo 100 mil à vista, mais parcelas por 20 anos a 1% de juro comprometendo aproximadamente 30% da renda com uma casa que tem ainda um quartinho extra para um futuro filho.

No entanto, este investimento cobre necessidades que ainda não existem e, o pior, faz com que a pessoa engesse o orçamento e deixe de investir. Nesse caso, existe também a opção de investir esses 30% e pagar o aluguel de um apartamento bem menor, investindo em mais lazer e mais investimento, que são necessidades imediatas. Engessar o orçamento, com especialmente nessa etapa de vida, é arriscado. O imóvel faz com que a pessoa fixe raizes na cidade onde está o imóvel em um periodo em que ela não ganha também. O aluguel dá mais flexibilidade e é melhor fincar raizes quando se ganha bem. Sempre desconfie do banco, ou seja, confie porque você conhece e levantou todas as informações.

Os 4 Ingredientes

  1. Tempo - é melhor investir quando se tem tempo pela frente. Nessa etapa de vida também não é recomendável perder tempo estudando investimentos. É melhor gastar o tempo investindo na carreira para ter mais renda, ficando mais tranquilo e deixando os investimentos serem gerenciados por pessoas especializadas que o multiplicarão.
  2. Juros Compostos - reinvestir os juros recebidos. Isso é regra em vários negócios, seja em aplicações em papeis ou em compra e venda. Esse investimento deve estar à parte da sua vida pois isso ajudará a formar um bom volume de dinheiro, e quanto maior o volume maior o efeito dos juros.
  3. Decisões Inteligentes - decisões inteligentes requerem maturidade, e maior contato com o mercado
  4. Dinheiro - um plano de previdência privada muitas vezes é um bom investimento, pois estar com o futuro garantido deixa mais livre para mais riscos.
Quanto a investimentos mensais, lembre-se de corrigir o investimento com a inflação. Além disso, o rendimento a considerar é sempre o líquido, descontando imposto de renda e inflação. 1% de rendimento líquido é fácil quando se tem disciplina. Além disso, ninguém investe sozinho, faça uso da inteligência coletiva.

Para lidar bem com investimentos você deve estar envolvido e bem informado. A dica do Cerbasi é experimentar. Ele trabalha com ações por ser da área financeira e estar mais confortável com esse tipo de aplicação, fazendo análises simples como patrimônio por lucro e yield e usando informações de relações com investidores. No entanto, no Brasil, hoje, qualquer investimento pode dar um bom retorno.

Resumindo as ideias do Cerbasi, lembre-se: por que você trabalha? Para enriquecer o empregador. A riqueza está nas suas escolhas. Persiga seu sonho, construa, concretize por elementos, o dinheiro vem atrás. Não pense somente em um número, como 1 milhão. mais importante que isso é a saude, a mente, os amigos, o amor. O dinheiro apenas potencializa o que você já é.