terça-feira, 24 de agosto de 2010

TED: Simon Sinek - Como Grandes Líderes Inspiram Ação


Um TED talk super interessante sobre liderança, mercado, inovação. Posto aqui um resumo das ideias principais e o link do vídeo.

"Todos os grandes e inspiradores líderes e organizações no mundo, seja a Apple, ou Martin Luther King ou os irmãos Wright, pensam, agem e comunicam exatamente da mesma forma. E isso é provavelmente a ideia mais simples do mundo. Eu a chamo de círculo dourado."

Círculo Dourado - Por quê? Como? O quê?
- A maioria das pessoas ou das empresas sabe o que faz, como faz mas não necessariamente por que faz. A forma como pensamos, agimos, nos comunicamos é, assim, de fora para dentro, do mais claro para o mais confuso. "O que" é o serviço, o "como" é o diferencial e o "por que" é o lucro.
- Os líderes inspirados e as organizações inspiradas, no entanto, agem e comunicam de dentro para fora

Uma mensagem de marketing da Apple, caso ela fosse igual a todas as outras, seria mais ou menos assim:
- "Nós fazemos ótimos computadores. Eles são lindamente projetados, fáceis de usar e interface amigável. Quer comprar um?" Não

Outras mensagens típicas:
- Aqui está nosso novo escritório de advocacia. Nós temos os melhores advogados com os maiores clientes. Nós sempre representamos os clientes que fazem negócios conosco.
- Aqui está o nosso carro novo. Ele faz muitos Km/l. Ele tem bancos de couro. Compre nosso carro.

Mas não é inspirador.

- É assim que a Apple atualmente se comunica. "Tudo o que fazemos, nós acreditamos em desafiar o status quo. Nós acreditamos em pensar de forma diferente. A forma que desafiamos o status quo é fazer nossos produtos muito bem projetados, fáceis de usar e interface amigável. Acabamos fazendo excelentes computadores. Quer comprar um?" Totalmente diferente

  • Tudo o que foi feito foi inverter a ordem da informação.
  • Isso prova que as pessoas não compram o que você faz; elas compram o por que você faz.
  • O objetivo não é fazer negócios com todo mundo que precisa do que você tem. O objetivo é fazer negócios com pessoas que acreditam no que você acredita.
  • Novamente, o objetivo não é vender para pessoas que precisam do que você tem; o objetivo é vender para pessoas que acreditam no que você acredita
  • As pessoas não compram o que você faz; elas compram o porquê você faz.
- As pessoas respondem ao porquê você faz o que faz
- O objetivo não é apenas contratar pessoas que precisam de um emprego; é contratar pessoas que acreditam no que você acredita
- Se você falar sobre o que você acredita, vai atrair aqueles que acreditam no que você acredita.
- As pessoas vão fazer as coisas que provam o que elas acreditam.

É tudo fundamentado nos princípios da biologia: quando nos comunicamos de fora para dentro, falamos com o neo-córtex, que processa informações e dados. Quando nos comunicamos de dentro para fora, falamos diretamente para o límbico, que controla o comportamento, as decisões e não a linguagem.

No verão de 1963, 250 mil pessoas compareceram ao The Mall em Washington para ouvir Dr. King falar. não enviaram convites, não havia website, Dr. King não era o único grande orador na América nem o único homem que sofreu em uma América pré-direitos civis. De fato, algumas de suas ideias eram ruins.

Mas ele não saía por aí dizendo às pessoas o que precisava mudar na América. Ele saiu dizendo às pessoas o que ele acreditava. E as pessoas que acreditaram no que ele acreditava pegaram sua causa, e a tornaram deles, e eles disseram às pessoas.

Quantos foram lá por ele? Zero. Eles apareceram por eles mesmos. Era o que eles acreditavam sobre a América que os levou. Isso é o que eles acreditaram, e não foi sobre negros versus brancos, 25% do público era branco. Dr. King acreditava que existem duas leis diferentes neste mundo, aquelas feitas por uma autoridade maior e aquelas que são feitas pelo homem. E até que todas as leis que são feitas pelos homens sejam consistentes com as leis que são feitas pela autoridade maior, não viveremos em um mundo mais justo. Aconteceu então que o Movimento dos Direitos Civis era a coisa perfeita para ajudá-lo a levar sua causa para a vida. Seguimos, não por ele, mas por nós mesmos. E, a propósito, ele fez o discurso "eu tenho um sonho", e não o discurso "eu tenho um plano".

Os líderes têm uma posição de poder ou autoridade. Mas aqueles que lideram nos inspiram. Sejam eles indivíduos ou organizações, nós seguimos aqueles que lideram, não porque temos de seguir, mas porque queremos seguir. Seguimos aqueles que lideram, não por eles, mas por nós mesmos. E esses que começam com "por que" possuem a habilidade de inspirar aqueles a sua volta ou encontrar aqueles que os inspiram.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Junior Chamber International (JCI) para Londrina

Fizemos uma reunião há um mês atrás na Aliança-Liga Brasil Japão do Paraná. O assunto foi Câmara Júnior, no caso, a Junior Chamber International (JCI). O que estávamos buscando eram ideias de como criar projetos ou ações que pudessem fazer com que os participantes do Interseinen Paraná, departamento de jovens da entidade, pudessem atuar em prol de causas não só culturais, fundamentais na formação de bons cidadãos, mas também sociais e econômicas. A JCI, em parceria com a FIEP, está realizando o maior projeto de expansão da história no Brasil. E Londrina não fica de fora, não é, por que não trazer a JCI para Londrina? A questão é: qual serial a melhor forma de atuação da JCI em Londrina?

Segundo as informações do site (http://www.jci.org.br), a JCI é uma federação mundial de jovens líderes e empreendedores com quase um quarto de milhão de membros e milhões de ex-associados. É uma organização na qual os líderes se reúnem, aprendem e crescem. É composta por líderes entre 18 e 40 anos de inumerável ocupações que desenvolvem novas habilidades e competências contribuindo com as comunidades, alicerçando novas bases e estabelecendo novas empresas e redes sociais, aceitando pessoas de qualquer raça, cor, sexo, religião e ideologia política que desejem se transformar em líderes em qualquer área de atuação. A JCI é uma ONU dos 18 aos 40 anos.

Presente em mais de 6.000 comunidades em mais de 100 países ao redor do mundo e com mais de 200.000 jovens associados, a JCI tem como alguns de us objetivos criar melhores líderes para criar melhores sociedades, contribuir para que os membros alcancem mais do que parece ser possível no ambiente familiar, empresarial e social.

Missão da JCI (site)
Oferecer oportunidades de desenvolvimento que permitam aos jovens criar mudanças positivas.

Visão da JCI
Ser a principal rede mundial de jovens cidadãos ativos.

Valores da JCI
Fé, Fraternidade, Livre Iniciativa, Justiça, Personalidade Humana e Serviço Humanitário

Negócio
Empreender projetos nas 4 áreas de atuação da JCI - individual, negócios, internacional e comunitária, com ênfase na geração de negócios e internacionalismo.

O que faz a JCI ser diferente das outras organizações (site)
• Foca-se no desenvolvimento de bons líderes
• Rede internacional
• Desenvolvimento de habilidades em 4 campos (Negócios, Internacionalismo, Capacitação e Comunitária)
• Aprender técnicas de negócios
• Oportunidades de liderança para todos
• Oportunidades de receber treinamentos e de tornar-se um Facilitador

O que o voluntário recebe de retorno com sua associação
• Membros investem seu tempo e seu dinheiro com interesse na sua afiliação na JCI
• Para alguns este interesse é o aprendizado de novas habilidades, desenvolvimento pessoal e profissional
• Para outros este interesse pode ser satisfação pessoal, por ser reconhecido, por sentir-se útil e recompensado

Oportunidades (site)

Individuais
As atividades da JCI têm por finalidade fomentar a superação pessoal dos membros e ajudá-los a aproveitar ao máximo seu potencial. A JCI oferece numerosas oportunidades para desenvolver habilidades como dirigentes e coordenadores de projetos na comunidade e nas organizações locais e nacionais. Para dar aos membros os padrões mais elevados de capacitação, a JCI oferece também muitos programas, bem como certificação de seu Instituto de Capacitação Internacional. Ao contribuir para que os membros adquiram experiência em tomar decisões, a JCI contribui para o desenvolvimento dos futuros líderes da comunidade e do comércio.

Comunidade
A JCI crê que seus membros são um investimento no bem estar presente e futuro de suas comunidades. Os membros da JCI estão de pleno acordo e respaldam princípio de " pensar
localmente e agir globalmente". Os membros e patrocinadores sabem que a ajuda que dão a suas comunidades repercute na cidade, no estado, na região; que os projetos regionais beneficiam a todo o país; e que o trabalho que se realiza em um país pode repercutir em todo o mundo. Pondo em prática a última frase do Credo da JCI "Que servir à humanidade é a melhor obra de uma vida" -, os membros planejam e realizam cada ano dezenas de milhares de projetos em milhares de localidades, com o que impulsionam o progresso da sociedade.

Negócios
A JCI oferece aos seus membros contatos, liderança e capacitação comercial pessoal, mediante inúmeros seminários e programas comerciais, objetivando a superação como jovens empresários e executivos de negócios. Os membros têm a oportunidade de certificar suas aptidões comerciais através da Academia Comercial da JCI, o primeiro programa mundial da JCI que funciona totalmente pela Internet. A JCI apóia ativamente o desenvolvimento comercial em todos os países como meio de diminuir a pobreza e o sofrimento da humanidade. Inspirada no slogan Empreendedores em Ação, a JCI estabeleceu o programa “Concurso de Melhor Plano Empresarial do Mundo”, através do qual se premia os concorrentes que apresentarem os melhores planos para o estabelecimento de uma nova empresa ou atividade social que ajudem a obter mudanças positivas em duas categorias: "Comercial" para planos que visam lucro e "Obra Social" para atividades sem fins lucrativos.

Internacionais
Num mundo que se torna cada vez mais interdependente, os Juniores reconhecem a necessidade da paz, a tolerância e a colaboração internacional. A JCI oferece a seus membros numerosas oportunidades de compreender os assuntos mundiais e de tomar parte deles. Mediante conferências internacionais, academias, programas, relações de Capítulos Irmãos e intercâmbios comerciais, a JCI ajuda que seus membros promovam a boa vontade e compreendam melhor os desafios globais do amanhã.

Diante de tudo isso, fica novamente a questão: qual serial a melhor forma da JCI atuar em Londrina? E você, teria vontade de participar?

Tenho mais materiais, incluindo uma apresentação em slides usada na apresentação institucional às cidades. Se você quiser receber os materiais me avise pelas redes sociais. Por enquanto, seguem vídeos e cartazes sobre a JCI.