Um TED talk super interessante sobre liderança, mercado, inovação. Posto aqui um resumo das ideias principais e o link do vídeo.
"Todos os grandes e inspiradores líderes e organizações no mundo, seja a Apple, ou Martin Luther King ou os irmãos Wright, pensam, agem e comunicam exatamente da mesma forma. E isso é provavelmente a ideia mais simples do mundo. Eu a chamo de círculo dourado."
Círculo Dourado - Por quê? Como? O quê?
- A maioria das pessoas ou das empresas sabe o que faz, como faz mas não necessariamente por que faz. A forma como pensamos, agimos, nos comunicamos é, assim, de fora para dentro, do mais claro para o mais confuso. "O que" é o serviço, o "como" é o diferencial e o "por que" é o lucro.
- Os líderes inspirados e as organizações inspiradas, no entanto, agem e comunicam de dentro para fora
Uma mensagem de marketing da Apple, caso ela fosse igual a todas as outras, seria mais ou menos assim:
- "Nós fazemos ótimos computadores. Eles são lindamente projetados, fáceis de usar e interface amigável. Quer comprar um?" Não
Outras mensagens típicas:
- Aqui está nosso novo escritório de advocacia. Nós temos os melhores advogados com os maiores clientes. Nós sempre representamos os clientes que fazem negócios conosco.
- Aqui está o nosso carro novo. Ele faz muitos Km/l. Ele tem bancos de couro. Compre nosso carro.
Mas não é inspirador.
- É assim que a Apple atualmente se comunica. "Tudo o que fazemos, nós acreditamos em desafiar o status quo. Nós acreditamos em pensar de forma diferente. A forma que desafiamos o status quo é fazer nossos produtos muito bem projetados, fáceis de usar e interface amigável. Acabamos fazendo excelentes computadores. Quer comprar um?" Totalmente diferente
- Tudo o que foi feito foi inverter a ordem da informação.
- Isso prova que as pessoas não compram o que você faz; elas compram o por que você faz.
- O objetivo não é fazer negócios com todo mundo que precisa do que você tem. O objetivo é fazer negócios com pessoas que acreditam no que você acredita.
- Novamente, o objetivo não é vender para pessoas que precisam do que você tem; o objetivo é vender para pessoas que acreditam no que você acredita
- As pessoas não compram o que você faz; elas compram o porquê você faz.
- As pessoas respondem ao porquê você faz o que faz
- O objetivo não é apenas contratar pessoas que precisam de um emprego; é contratar pessoas que acreditam no que você acredita
- Se você falar sobre o que você acredita, vai atrair aqueles que acreditam no que você acredita.
- As pessoas vão fazer as coisas que provam o que elas acreditam.
É tudo fundamentado nos princípios da biologia: quando nos comunicamos de fora para dentro, falamos com o neo-córtex, que processa informações e dados. Quando nos comunicamos de dentro para fora, falamos diretamente para o límbico, que controla o comportamento, as decisões e não a linguagem.
No verão de 1963, 250 mil pessoas compareceram ao The Mall em Washington para ouvir Dr. King falar. não enviaram convites, não havia website, Dr. King não era o único grande orador na América nem o único homem que sofreu em uma América pré-direitos civis. De fato, algumas de suas ideias eram ruins.
Mas ele não saía por aí dizendo às pessoas o que precisava mudar na América. Ele saiu dizendo às pessoas o que ele acreditava. E as pessoas que acreditaram no que ele acreditava pegaram sua causa, e a tornaram deles, e eles disseram às pessoas.
Quantos foram lá por ele? Zero. Eles apareceram por eles mesmos. Era o que eles acreditavam sobre a América que os levou. Isso é o que eles acreditaram, e não foi sobre negros versus brancos, 25% do público era branco. Dr. King acreditava que existem duas leis diferentes neste mundo, aquelas feitas por uma autoridade maior e aquelas que são feitas pelo homem. E até que todas as leis que são feitas pelos homens sejam consistentes com as leis que são feitas pela autoridade maior, não viveremos em um mundo mais justo. Aconteceu então que o Movimento dos Direitos Civis era a coisa perfeita para ajudá-lo a levar sua causa para a vida. Seguimos, não por ele, mas por nós mesmos. E, a propósito, ele fez o discurso "eu tenho um sonho", e não o discurso "eu tenho um plano".
Os líderes têm uma posição de poder ou autoridade. Mas aqueles que lideram nos inspiram. Sejam eles indivíduos ou organizações, nós seguimos aqueles que lideram, não porque temos de seguir, mas porque queremos seguir. Seguimos aqueles que lideram, não por eles, mas por nós mesmos. E esses que começam com "por que" possuem a habilidade de inspirar aqueles a sua volta ou encontrar aqueles que os inspiram.
muito bom, parabens pelo blog.
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