domingo, 8 de novembro de 2009

Nunca Desista dos Seus Sonhos - Augusto Cury

Um resumo do livro Nunca Desista dos Seus Sonhos, do Augusto Cury. Cury desenvolveu a teoria da Inteligência Multifocal, que explica muitos dos fenômenos psíquicos que afetam nosso comportamento e nossa qualidade de vida. Contando a história de grandes sonhadores, Cury apresenta muitas ideias sobre a transformação de um sonho em realidade e sobre a sua teoria.

Nunca Desista dos Seus Sonhos

O combustível dos que transformaram seus sonhos em realidade foram a paixão pela vida, o amor pela humanidade e um desejo incontrolável de serem útis para os outros, além de capacidade de superação e resistência intelectual e emocional para suportarem perdas. Bons profissionais se preparam para o sucesso. Os excelentes para o fracasso.

Para sonhar basta ser um viajante no mundo das ideias e percorrer as aventuras do seu ser. O mundo dos sonhos, sempre pertenceu aos viajantes. Você é um deles?

Para sucesso do tratamento psicológico, os fatores chave são a consciência do paciente e a sua capacidade de intervenção na dinâmica do problema. Muito do nosso comportamento é acionado automaticamento por janelas de memória. Janelas doentias bloqueiam o prazer e a inteligência. Não podem ser apagadas, apenas reeditadas por novas experiências no mesmo lócus.

O excesso de pensamentos é o grande carrasco da qualidade de vida. Quem pensa muito se atormenta demais. O excesso de pensamentos causa fadiga e afasta a tranquilidade. Quando pensamentos negativos surgirem não se submeta a eles, critique-os.

Os que exigem muito são algozes de si mesmo. Somos os maiores carrascos de nós mesmos. Sofremos por coisas tolas, nos angustiamos por eventos do futuro que talvez jamais ocorram, gravitamos em torno de problemas que nós mesmos criamos.

Para ter uma personalidade saudável não espere muito dos outros. Se dependemos muito dos outros para realizarmos nossos sonhos, corremos o risco de ficarmos frustrados. Jovens, por terem poucos desafios, sonham menos e têm menos comprometimento social.

Maquiavel - "Atitudes revelam oportunidades que a passividade teria deixado escondido."

A esperança é o fôlego da vida, nutriente essencial da emoção. Como você alimenta a esperança?

Existe o fenômeno da psicoadaptação - acostumamos com coisas positivas ou negativas, elas não mais geram as mesmas sensações após repetidas exposições. Assim, perdemos a capacidade de reagir, de lutar contra os problemas, de lutar pelos nossos sonhos. Você tem tomado as decisões que julga necessárias?

Você tem encontrado grandeza na sua pequenez?

As 5 características dos grandes gênios:
  1. Persistente
  2. Anima-se diante de desafios
  3. Tem facilidade para propor ideias
  4. Tem enorme capacidade de influenciar pessoas
  5. Não dependem do retorno dos outros para seguir seus caminhos
Em momentos difíceis, experimente a oração dos sábios: o silêncio. Você conhece a força dessa oração?

Nesses momentos, encontramos o grande dilema dos sonhadores: enfrentar a janela fóbica ou ser submisso a elas. A dor nos controi ou nos destroi.

"O homem que se vinga quando vence não é digno de sua vitória" - Voltaire

Grandes projetos precisam de uma dose de solidão para elaborarem seus sonhos. A juventude não suporta 1 hora de solidão e já começa a reclamar: "não tenho nada para fazer!". Não suportam a si mesmos, não sabem libertar a criatividade e nem contemplar o belo. O que fizemos com nossos jovens?

Nada é tão poético quanto investir na qualidade de vida das pessoas. Você tem feito esse investimento?

Martin Luther King tinha 3 características que estão escasseando atualmente:
  1. Arte da crítica
  2. Coragem de pensar
  3. Ousadia de ser diferente
Quando as pessoas estão sofrendo e precisam mais de si, não se interiorizam, se abandonam. Você se abandona em momentos difíceis?

Descobertas
  1. O passado é sempre uma reconstrução no presente com micro diferenças devido a variáveis multifocais que participam do processo de leitura da memória. O presente relê o passado num processo contínuo, indicando que há uma revolução criativa em cada ser humano. A memória não é um banco de dados, mas um suporte para a criatividade;
  2. O registro na mente é involuntário, produzido pelo RAM - registro automático da memória;
  3. A memória se abre para janelas que são territórios de leituras, e é o estado emocional que determina o grau de abertura dessas janelas. Se a emoção estiver serena e tranquila, abre-se janelas da memória e expande-se a arte de pensar. Com música em sala de aula (preferencialmente clássica), há cruzamento entre a informação lógica com estímulos emocionais;
  4. A construção dos pensamentos é multifocal:
    A) Eu - a capacidade consciente de decidir
    B) Autofluxo - número de pensamentos diário
    C) Autochecagem da memória - gatilho da memória, que define os estímulos, decifra instantaneamente imagens e sons do ambiente
    D) Âncora da memória - janelas da memória, áreas específicas de leitura
    Os três últimos são inconscientes. Não é possível interromper a construção dos pensamentos. Só é possível gerenciar a construção de pensamentos. Sem gerenciar, é impossível prevenir transtornos psíquicos, promover a arte de pensar e gerar líderes de si mesmos. Esse fenômenos são exatamente iguais em todos os seres humanos, sem discriminação.
  5. A SPA - Síndrome do pensamento acelerado, gera fadiga, stress e falta de tempo;
Lições Aprendidas

Aprendi que a disciplina sem sonhos produz servos que fazem tudo de forma automática. E que sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas que não transformam sonhos em realidade.

Sonhos transformam a vida em uma grande aventura. Eles não determinam aonde vai chegar, mas produzem a força necessária para arrancar do lugar em que está.

"A única coisa a temer é o medo do medo" - Franklin Roosevelt

Não se esqueça de que você vai falhar 100% das vezes que não tentar, vai perder 100% das vezes que não procurar, vai estacionar 100% das vezes que não ousar caminhar.

Perguntas:

Como você alimenta a esperança?
Você tem tomado as decisões que julga necessárias?
Você tem encontrado grandeza na sua pequenez?
Você conhece a força da oração do silêncio?
Você tem feito o investimento na qualidade de vida das pessoas?
Você é um viajante no mundo das ideias?
Você se abandona em momentos difíceis?